facebook-domain-verification=4cq0rbpek2cf4d5bbo20vejqqamvgq

BORA CRIAR! Mônica Severo divide sua experiencia como DESIGNER DE PRODUTO, professora e consultora

BORA CRIAR! O espaço onde Mônica Severo divide sua experiencia como designer de produtos, professora de moda e consultora.

Bem vindos ao ambiente criativo “BORA CRIAR!” de Mônica Severo Joalheria Contemporânea. Mais apaixonante que CRIAR é conduzir à CRIAÇÃO!



Como arquiteta, professora de moda mestre em comportamento de consumo e designer de produto, tenho tido, há mais de 20 anos, o privilégio de atender criadores, artesãos, artesãs e designers em projetos de consultoria, atendimentos individuais, curadorias e realizar o visual merchandising de espaços incríveis de comercialização de moda e de artesanato local!


A série BORA CRIAR! vai mostrar os destaques de anos em sala de aula e consultorias por diversos lugares do Brasil e do mundo. Sejam bem-vindos!



O local: Brasília, 2012 a 2015


A meta: Experiência da introdução da Iconografia do DF em novas linhas de produtos de criadores das mais diversas tipologias artesanais, bem aqui, no quintal de casa, em Brasília, DF.



O desafio: Orientar um grupo tão diversificado na criação de nova linha de produtos com identidade local. Foi aplicada a metodologia do processo criativo e surgiram coleções temáticas que utilizaram os ícones da fauna, flora, arquitetura e cultura do Distrito Federal.


Para o grupo, um desafio de sair de sua zona de conforto e se preparar para a comercialização. Para mim, o desafio de também realizar a curadoria de tantos produtos artesanais que foram criados e reuni-los, a partir do visual merchandising, em espaços grandiosos de comercialização_ imensas galerias de arte.


O recado: Estava assim concretizado o Projeto Brasil Original do Sebrae no DF, do qual tive o privilégio de participar!

.





Tocantins, 2012.


O local: Novo Acordo, Portal do Jalapão, Tocantins, 2012.


A meta: introdução de novas formas e possibilidades na criação de produtos em capim dourado, logo ali, na porta do Jalapão, Tocantins, Brasil. O grupo de artesãs que vivem da comercialização de seus produtos em capim dourado, o “tesouro” do Tocantins.


O desafio: Sugerir novos produtos com novas configurações, volumes e formas até então não experimentadas e introduzir a “costura” do capim com a seda do buriti, natural, sem tingimento, eliminando o fio dourado, industrializado.


Para o grupo um desafio ainda maior: sair de sua zona de conforto e arriscar.


Para mim, designer de produto, o desafio de mergulhar no universo da técnica da costura do capim dourado, tentar costurar, errar, desmanchar, tentar novamente, sentir a dificuldade para, a partir daí, informar, propor, sugerir novos produtos, belas esculturas em capim dourado..



O recado: com humildade aprender e então ensinar!






Tocantins, 2013


O local: Araguaína, Tocantins, 2013


A meta: criação de novos produtos a partir da reutilização de peças usadas de vestuário: jaquetas e jeans, retalhos de tecido, doação de confecções locais em Tocantins, Brasil.


Mulheres, com habilidades manuais, reunidas na instituição assistencial Casa de Apoio Ana, buscando, na atividade artesanal, outra fonte de renda e de satisfação pessoal.


O desafio: O que criar que fugisse da trivialidade das manualidades corriqueiras? Como diferenciar produtos tornando-os atraentes e com personalidade? O que fazer daquelas peças em jeans e tiras de tecido que se acumulavam dentre as doações? Qual seria o “conceito de coleção” e mix de produtos a ser desenvolvido?


Algumas já crochetavam, outras já costuravam e várias já haviam experimentado a pintura artesanal em tecido.


O Fazer Artesanal foi exercitado. A metodologia do processo criativo para o desenvolvimento de produto artesanal foi introduzida de forma simples e direta. O mais significativo: a pesquisa temática foi desenvolvida e a Iconografia do Estado do Tocantins foi apresentada. Girassóis e Tucunarés foram os ícones escolhidos pelo grupo e aplicados em panos de prato pintados à mão, aventais e jogos americanos em tecido denin e jeans reaproveitado, toalhas de mesa, caminhos de mesa, guardanapos.


O recado: Os novos tempos clamam pela reutilização de materiais _upcycling, pela reinvenção de processos e por escolhas mais solidárias que contribuam para a nossa sustentabilidade.


O planeta agradece!





Bahia, 2010


O local: Ponta de Corumbau, Bahia, 2010


A meta: lança a semente do empreendedorismo numa experiência com artesãos e artesãs de uma vila de pescadores do sul da Bahia, Brasil.


Mulheres , maes e jovens nativos, reunidos na Casa de Cultura local, fundada por @martinerenwart , bem ali, de frente àquele mar sedutor.


O desafio: Ali, os pescadores “já sabiam pescar”. Haveria de se encontrar outra alternativa de sustento, que não a pesca, para as mulheres e jovens nativos, talentos inatos.


Foram identificados talentos na pintura, na costura, na marcenaria.

O fazer artesanal foi exercitado e a partir da riqueza local altamente sustentavel como o coco e as fibras do coqueiro e madeira inservível surgiram arandelas, luminárias, lustres, jogos americanos, bandejas, quadros, objetos decorativos e utilitários, camisetas pintadas à mão.


A metodologia do processo criativo para o desenvolvimento de produto artesanal foi introduzida de forma simples e direta mas sobretudo a informação sobre “pra quem vender esse peixe”, como apresentá-lo, como embalá-lo, como promovê-lo? ...enfim, como empreender , àquela época, num local de turismo sazonal, de acesso difícil e restrito.


O recado: como empreender em tempos tão imprevisíveis como o que estamos vivendo hoje, 2020? Quais hábitos e mudanças de comportamento permanecerão no longo prazo...repensar !?




África 201


O local: São Tomé e Príncipe, África, agosto 2012



Mulheres de Santa Catarina, município ao norte de São Tomé, bordam as suas #kapulanas na oficina de desenvolvimento de produto artesanal.


O desafio: introduzir a metodologia do #processocriativo de forma simples e direta; despertar a #percepção e a sensibilidade de cada uma para resultados sempre surpreendentes. ...e sempre aprender a aprender !



Recent Posts

Stay Up-To-Date with New Posts

Search By Tags

Nenhum tag.
logo.png

© 2020 by Mônica Severo Joalheria Contemporânea

M6 Design Estratégico - Brasília, DF  - Brasil

CNPJ 09. 068.691/0001-30

Contemporary handmade jewelry made in Brazil

Email: severo.monica@gmail.com

WhatsApp +55 61 999886950

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon